HIDROTERAPIA
O termo hidroterapia é derivado das palavras gregas hidror - água e therapia - cura. Não se têm evidências de quando a água foi utilizada pela primeira vez de forma terapêutica, porém sabe-se que Hipócrates já utilizava ( 460-375 AC ) banhos quentes e frios como contraste para cura de doenças.
Hidroterapia é a união dos exercícios aquáticos com a terapia física indicado para várias patologias, utilizando os princípios físicos da água em conjunto com o calor da água, responsáveis pelas respostas fisiológicas osteomusculares.
A ANDEF oferece aos seus pacientes o serviço de hidroterapia com condições privilegiadas, em piscina aquecida e coberta, utilizada única e exclusivamente para o atendimento. Além disso, conta com ambiente adaptado e equipe profissional, capacitada para atender com a máxima qualidade seus pacientes.
A hidroterapia da ANDEF atende uma gama bem variada de pacientes, através de atendimentos semanais de duas ou três vezes, em atendimentos em grupo e individuais, de acordo com a avaliação realizada previamente. O público indicado para o tratamento realizado na hidroterapia são portadores de deficiência física motora e a comunidade.
A hidroterapia tem os mesmos objetivos da terapia convencional e ainda alguns benefícios, o que a torna ainda mais agradável e eficaz. A hidroterapia permite uma maior liberdade de movimento, possibilitando trabalhar grandes grupos musculares em grandes amplitudes e diferentes direções ao mesmo tempo de forma segura, o que além de trabalhar o físico, também estimula o psicológico do paciente, melhorando a moral e sua auto-confiança; reduz a sensibilidade à dor, possibilitando a realização de exercícios que em terra seriam dolorosos; aumenta de 6 à 15 vezes a resistência ao exercício em relação ao ar; reduz a ação da força gravidade beneficiando o início de descarga de peso; auxilia pacientes com peso excessivo e permite as gestantes realizarem exercícios aeróbicos com segurança; melhora a musculatura respiratória com à simples imersão; melhora a consciência corporal, equilíbrio e a estabilidade proximal do tronco; aumenta a circulação periférica: condições de pele pela pressão hidrostática e temperatura da água.
Apesar de todos os benefícios algumas pessoas são contra-indicadas a realizar o tratamento hidroterápico:
- Pacientes com cateteres e sondas
- Micoses e infecções genitais e cutâneas
- Insuficiência cardíaca
- Hidrofobia mórbida
- Hipertensão ou hipotensão não controlada
- Feridas abertas ou não cicatrizadas
- Disfunções urinárias e intestinais
- Pacientes psiquiátricos
CUIDADOS!!!
-Distúrbios de labirinto-Pacientes convulsivos
-Síndrome do pânico
-Pacientes cegos e surdos